sábado, 8 de junho de 2013

Resenha: Cai o pano - Agatha Christie

Oiee pessoal, finalmente eu terminei "Cai o pano" da Agatha Christie. Eu demorei, eu sei. Mas, o que vale é o que importa, que nesse caso é a Resenha saindo quentinha aqui para vocês. ;) Agora, como estou um pouco viciada dos casos do Hercule Poirot. Comecei o próximo da lista “Cai o Pano”, O último da minha “listinha Agatha” atual. E com a leitura desses três exemplares posso dizer que são feitos especialmente para aqueles que adoram um suspense com detalhes. Porque os toques minimalistas da autora, engrandecem o enredo. Gostei muito mesmo. Mas vamos lá:





Título: Cai o Pano
Editora:  Nova Fronteira
Autor: Agatha Christie
Páginas: 217


Resenha:



Cai o pano é narrado por um narrador-personagem, Mr. Hastings. Um amigo antigo de Hercule Poirot. Depois de muito tempo desde que entrou na ativa, Poirot se encontra agora aposentado e atormentado pelas dores da idade. Mas, como é de se esperar e como ele mesmo diz, o corpo envelhece mas a inteligência nunca. Um certo dia Arthur Hanstings recebe uma carta de Poirot Convidando-lhe para ir ao cenário de seu primeiro caso juntos.  Lá encontra- se com o amigo entrevado numa cadeira de rodas. Já não tem o corpo de antes,-  será que a sua mente está como o seu corpo? Velha e sem utilidade?!-  O que o faz pensar talvez que o velho Poirot já não exista. Porém, com o “ andar da carruagem”, a medida que colocavam as conversas em dia, ele fica perplexo ao saber que Poirot está lá, não para passar as férias de aposentado, mas no rastro de um assassino. Hastings quase cai para trás. 

Cinco assassinatos, sem conexão aparentemente. lugares diferentes, pessoas que não tinham relação umas com as outras. Mas Poirot encontra o X da questão, o que o leva de volta para Styles, a fim de impedir um sexto assassinato. Para isso solicita a ajuda do amigo, porque já não pode ter seus suspeitos sob supervisão, pois não é tão ágil como costumava ser e todos os seus movimentos necessitam da ajuda do seu lacaio, Curtis. Agora hastings além de seu amigo, também se tornara seus olhos e ouvidos. Poirot conhecia profundamente a alma de hastings e sabia que nele podia confiar, apesar de não poder contar com a sua fisionomia transparente, que sempre deixava transparecer suas suspeitas. Hastings não concordava, mas por via das dúvidas Poirot não pôde contar–lhe quem era o Assassino. Hastings seria seus olhos, mas estaria totalmente no escuro, e só pode contar com seus próprios poderes de dedução e investigação. 

Passa- se os dias, Hastings vai conhecendo melhor os ocupantes da hospedaria. Norton, um homem não muito velho, mas também não estava na flor da idade e nunca se casou. Stephen Norton era apaixonado por pássaros e vivia a persegui-los pelo jardim, com o seu binóculo, um sujeito desajeitado e extremamente escrupuloso. Também hospedava-se em Styles, um desportista corpulento chamado Boyd Carrington, um homem viúvo e muito rico, um pouco esquecido, e o seu maior Carma é nutrir um sentimento por uma mulher casada. Sra Franklin, uma mulher doente, enfraquecida, estava sempre de cama e reclamando de estar cansada. Dr Franklin, cientista, vivia por fazer experiências em meios a ratos e ramsters, dentro de um laboratório improvisado nos fundos da pensão. Acompanhado de sua assistente Srta Judith – filha de Mr hastings-  uma garota independente, calada - mas sempre estava observando tudo-, tinha opiniões fortes a favor de questões delicadas como a eutanásia. Dizia que só os capazes deveriam viver. Mr Alleton, a quem todos atribuíam péssimos valores. Segundo alguns um conquistador barato, o qual por alguma razão as mulheres sempre se deixavam seduzir pelo charme. 

Em meio a tantas suspeitas Hastings tem que lidar com um assassino camuflado na mansão do sr e sra Luttrell, Com a sua relação distante com Judith, que vez por outra o faz ter um ataque de nervos, além de o deixar um pouco assustado. A frieza da garota era quase glacial. Explosiva, repelia qualquer intromissão por parte do pai, dizia-se completamente capaz de lidar consigo mesma. E como se não bastasse, ainda tinha a doença de poirot que o deixava inseguro, quanto a resolução do caso. O tempo passou, A sra Luttrell sofreu um atentado, leva um tiro no ombro, mas felizmente sobrevive. Aquilo parecia o prelúdio da guerra. Pode ter "O assassino de Styles" errado a mira? Seria ela a próxima vítima?! Hastings fica mais alerta do que nunca, e também meio perdido. Tantas coisas ocupavam sua mente naquele momento, sentia não estar se doando por inteiro ao caso, principalmente porque se acostumara a pensar e deixar com poirot a resolução. Mas, agora poirot parecia estar fora de forma. E hastings estava aparentemente sozinho nessa.  Pouco tempo depois ocorre um assassinato – Eu não vou dizer quem morreu para não entregar o enredo, apesar de já ficar bem na cara no decorrer da história. – E agora as suspeitas fervem. Vou chamar esse assassinato de assassinato A. Para esse em especial os meus suspeitos são Judith, Dr. Franklin, e Norton. Judith por sua, aparente, frieza quanto a vida humana. Franklin para tirar um certo “peso” dos ombros e Norton por seu jeito desligado, super escrupuloso, desajeitado. Para mim desde o começo ele já era um assassino em potencial, - sabe aquela história de os quietinhos são os piores? Haha-. Então depois do assassinato A, ocorre mais duas mortes até que chegue ao fim do enredo. E quando finalmente Poirot apresenta a solução, a resolução é incrível. Dois assassinatos, três mortos, como se Explica isso?!

Espero que tenham gostado. Leiam, para mim esse foi o melhor dos três. ;)
Logo,Logo espero estar atualizando o blog com mais sinopses e resenhas. BeijosMil.

4 comentários:

  1. Amei a resenha! Amei também o livro. Já li faz um tempinho e gostei muito. Ele prende sua atenção e lhe deixa curioso para saber o final. Tem umas palavrinhas difíceis, mas nada como um bom dicionário. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Stephany
    Eu sou super fã da Agatha e "Cai o pano" é um dos meus livros favoritos. Acho genial a maneira como ela decidiu encerrar sua carreira.
    Se você gostou do livro, uma dica: leia novamente depois de ter conferido várias aventuras de Hercule Poirot. Com certeza você irá apreciar ainda mais o brilhantismo da autora nesse (e também nos outros) livro.
    Beijos
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, :)
    Eu também gostei muito desse, dos três que eu li achei que esse foi o melhor. E realmente Tininha tem umas palavrinhas difíceis, mas a gente pesquisa.^^ Mariana esse foi o meu preferido da agatha, mas pretendo ler A mão misteriosa, um amigo da página me indicou. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho o box e também deixei "Cai o pano" por último. É um final surpreendente. Sou fã da autora. Adorei sua resenha. Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir