terça-feira, 4 de junho de 2013

Sinopse: O grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald

Olá, leitores de plantão! Como o prometido aqui está uma sinopse de O grande Gatsby, do escritor Scott Fitzgerald. 



Título: O gande Gatsby
Editora: Penguin Companhia
Autor: F. Scott Fitzgerald
Páginas: 249


Sinopse:

Considerado um dos livros mais importantes do século XX, “O Grande Gatsby” é um consagrado sucesso de público e crítica. Em quase cem anos de sua publicação, teve adaptações para cinema, teatro e ópera e arrebatou milhares de fãs, entre eles, J. D. Salinger. Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional.
"Seus pais eram fazendeiros preguiçosos e fracassados - sua imaginação nunca os reconhecera como pais. A verdade era que Jay Gatsby de West Egg, Long Island, havia saído da própria concepção platônica de si mesmo. Ele era filho de Deus."

Se Scott Fitzgerald (1896-1940) foi o escritor da Era do jazz, nenhum de seus livros foi capaz de captar o espírito da época como O gande Gatsby. Entre a música e a vida extravagante da década de 1920, a saga de Jay Gatsby reproduz uma ideia comum a toda a sua obra : o sonho americano, mais do que uma realização, pode  ser frustrante.

Fitzgerald escreveu este romance durante sua estadia em Paris, para onde, na mesma época, se mudaram Ernest Hemingway e Gertrude Stein, a "geração perdida" da literatura americana. Egresso da classe média alta, Fitzgerald usou sua própria experiência para fazer um alerta sobre o materialismo. Ainda que o narrador Nick Carraway não seja um alter ego do autor, ambos compartilham conclusões amargas a respeito da falsidade e do dinheiro. O grande Gatsby é uma obra que valoriza as ideias e a força do desencanto por trás de uma aparente leveza narrativa.

É isso! espero que tenham gostado! Logo, Logo  uma resenham saindo fresquinha, ok?! BeijosMil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário