domingo, 20 de outubro de 2013

Li até a página 100 : Admirável mundo novo, Aldous Huxley







Livro:  Admirável mundo novo - Aldous Huxley

Primeira frase da página 100:

" Subiu para o helicóptero e, um minuto depois, voava para o sul, na direção do rio."
   Nada muito poético. rs

Do que se trata o livro?

O livro fala sobre uma sociedade futurística, onde os anos são contados como Depois de Ford - aquele da linha de automóveis. Ford se torna um líder, como um Deus. Nessa época, mais ou menos 632 depois de Ford, a sociedade é dividida por castas. não somente rebaixadas socialmente, mas condicionadas fisicamente e psicologicamente para atuar como  Alfas e Betas - a classe A, podemos dizer -, Gamas, Deltas e os ípsilons - As classes mais baixas, sendo o último o mais intelectualmente incapacitado. As pessoas eram geradas num processo 100% científico, Não existiam mães e pais - e mencionar tais palavras era a mesma coisa que falar um indecência dentro de uma igreja lotada. Enfim, o livro trata da desumanização do ser humano, no quesito emocional, racional, por um sistema político rigoroso e taxativo.

O que está achando até agora?

Estou adorando, apesar de ser uma leitura difícil - As vezes tenho que parar para digerir, haha. Corresponde ao que eu esperava. No começo do livro, é um pouco assustador- A realidade idealizada por Huxley - Mas, com o passar de algumas páginas, vai ficando mais fácil associar a nossa realidade. Com relação a manipulação das massas, o condicionamento ao consumo...

O que está achando dos protagonistas?

Bem, até agora eu ainda estou descobrindo quem são os protagonistas, hahaha... Mas, acho que os principais são Lenina, uma garota "popular" , da casta Beta, - eu posso dizer em todos os sentidos, principalmente entre os homens, o que era normal -. E Bernard, Um Alfa que, correm os boatos, deixaram cair um pouco de álcool no seu pseudossangue, deixando-o franzino, muito abaixo da estatura de um Alfa. Bernard, não era diferente apenas pelo porte físico, mas principalmente por ser muito emocional, o que ninguém deveria ser. E se alguém tivesse alguma recaída sentimental bastava meia grama de "soma"- Um comprimido, provavelmente um antidepressivo forte, para resolver o problema. Os personagens pra mim, por enquanto, são muito incertos, não sei o que acho deles ainda.

Melhor quote até agora:

" cem repetições, três noites por semana, durante quatro anos", pensou Bernard Marx, que era especialista em hipnopedia. "Sessenta e duas mail repetições fazem uma verdade. Imbecis!"

Vai continuar lendo?

COM CERTEZA!

Ultima frase da página:

" - Deixo-lhe o trabalho de arrumar meus papéis - e, fingindo não perceber o sorriso luminoso da moça, levantou-se e encaminhou-se a passos rápidos para a porta. "


Espero que tenham gostado e que tenha sido uma ajuda para posteriores leituras. Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário