quarta-feira, 29 de maio de 2013

Resenha : O natal de Poirot - Agatha Christie

Assim que terminei o primeiro ( O assassinato no expresso do oriente) , logo iniciei o segundo " O natal de poirot", e se o primeiro me deixou à roer as unhas esse então... 


A história é desta vez de um velho morto degolado em seu quarto na véspera de natal. A trama começa a lhe intrigar pelo comecinho:  “Quem mataria um pobre velho?” e “porque?” Essa indagação leva Poirot a pesquisar sobre a vida e Caráter do morto.  Simeon Lee era um velho, fraco e seco. Porém um dia elena sua juventude, claro – foi um tipo de homem que todos tem o que falar. Ele fez fortuna na África do Sul, minerando diamantes. Era famoso com as mulheres, o que não fez muito bem a sua mulher, que morreu de desgosto pelos maus tratos do marido. Seus filhos - quase todos – o abandonaram depois da morte da mãe. Quase todos menos um, que ficou para cuidar do pai durante a velhice este era o bom filho Alfred Lee, que com sua esposa Lydia, continuava a suportar a arrogância do pai. O velho tinha quatro filhos e uma filha, Jenipher, que depois da morte da mãe mudou-se para Espanha jundo com seu marido onde viveu anos, teve uma filha, Pilar e morreu dois anos antes da tragédia. Seus outros filhos eram David, George e Harry. David um homem que abdicou da fortuna, para aflorar o seu lado artístico e buscar paz de espírito junto com a sua esposa. Apesar de ser um homem honesto, ele tinha seus defeitos era extremamente temperamental e guardava muitas mágoas do pai por causa da morte da mãe. George era um diplomata,  cheio de discursos, mas na verdade só pensava em dinheiro, era um avarento calculava as ligações, economizava em tudo e casara-se com uma moça que era muitos anos mais jovem, então gastava muito dinheiro com joias e vestidos. Harry era a "Ovelha Negra" da família, tinha saído de casa e vagado pelo mundo festejando com mulheres e jogo. Sempre que entrava em contato com o pai era para lhe pedir mais dinheiro para as farras, ele era o mais parecido com o pai na fisionomia e no modo de ser. Daí vem uma desavença entre dois irmãos, Alfred não suportava a ideia de ter Harry sob o mesmo teto, pois o julgava desleal, por ter partido. Simeon lee era conhecido por todos na cidade, não apenas por seu lado obscuro, mas também por ser “mão aberta”, nunca negava ajuda a quem lhe viesse pedir. Porém quando se tratava dos seus herdeiros, os tratava com rispidez, sempre fazendo críticas. Mas, será que esse homem merecia uma morte tão violenta? E quem teria motivos tão fortes para executar um trabalho tão sádico? Toda a família está atordoada, todos ouviram os gritos do velho. Todos estavam dentro da casa no momento do crime reunidos para o natal. Mas, alguém entre eles é o assassino. Quem? Hercule Poirot, com a ajuda do Superintendente de polícia, investiga incansavelmente. E claro Poirot desmascara o assassino, Os gestos e manias foram cruciais para desvendar esse mistério- tenho que confessar que foi uma surpresa para mim, um desfecho digno da “rainha do crime” - . Se um assassinato na véspera de natal é tenso, imagine quando a própria família do morto é suspeita? 

Pra quem gosta da linha Romances Policiais como Sherlock Holmes, Hercule Poirot  não deixa a desejar. Espero que tenham gostado. Logo, logo vou postar a resenha de "Cai o pano", o último da minha listinha atual de Agatha Christie. Abração. :)

Um comentário:

  1. Olá!
    Este é o melhor livro que li da autora. Fiquei muito chocado quando Poirot desvendou o mistério. Passei muito longe de acertar a identidade do assassino. Agatha Christie me enganou do início ao fim.
    rsrs
    Livro genial de uma escritora genial!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir